terça-feira, 21 de junho de 2011

A origem do Facebook

O Facebook, como todos nós sabemos, é a maior rede social do mundo. Foi fundada por Mark Zuckerberg quando frequentava a Universidade de Harvard, em 2004. Zuckerberg nasceu a 14 de Maio de 1984.
É um website gratuito para todos os seus usuários. As pessoas que aderem ao Facebook, podem criar na rede o seu perfil, bem como colocar fotografias, manifestar os seus interesses pessoais, entre outras coisas... Também podem trocar mensagens privadas e públicas entre amigos.
Esta rede social tem vindo a ser um sucesso crescente, razão pela qual cada vez mais pessoas a ela aderem.


Reflexão e crítica acerca das redes sociais:

Existem cada vez mais pessoas a aderir a redes sociais como o Facebook. Porém, esquecem-se dos riscos que correm...
Muitos jovens investem quase todo o seu tempo nas redes sociais, e muitos destes jovens chegam a ter idades inferiores a 10-11 anos. Eles expõem-se na Internet sem qualquer tipo de cuidado, mas, o que é mais grave ainda, é que muitos deles acabam por revelar os seus dados pessoais a estranhos, dados como número de telefone, morada, etc..,
Todas estas ameaças são reais, principalmente para aqueles  que não têm noção dos perigos e que acreditam que é seguro partilhar informações privadas nas redes sociais, deixando-as assim disponíveis para qualquer utilizador da internet.
Muitos jovens utilizam o facebook como um meio de marcar encontros, o que na maioria das vezes trazem muitas consequências. Como é do saber de todos nós, e até lemos notícias dessas nos jornais, na televisão, etc.., raparigas menores dão os seus dados verdadeiros e marcam encontros com supostos rapazes da mesma idade que elas, mas que na verdade, por vezes já são homens com idades muito superiores que se aproveitam da ingenuidade delas, e depois estas pobres raparigas acabam por serem violadas e até mesmo mortas
Muitas pessoas com intenções menos boas aproveitam-se desses dados e apoderam-se deles, roubando assim a identidade das pessoas.
A maioria das pessoas não ligam aos riscos que correm nas redes sociais, mas esses  riscos existem e são muito sérios.
Por outro lado, para além dos riscos, o facebook, como todas as outras redes sociais têm também as suas vantagens, tais como: encontrar velhos amigos que já não fala com eles a algum tempo ou que entretanto tenha perdido o seu contacto.
No diz que respeito em termos profissionais, a pessoa pode divulgar o seu currículo, pois como todos nós sabemos quanto mais divulgação tivermos das nossas competências, fica muito mais fácil encontrar algo, ainda por mais nos tempos que correm.

1 comentário: