terça-feira, 24 de maio de 2011

Um olhar crítico e reflexivo sobre o consumismo

Demasiadas compras!

Tenho andado preocupada com o nosso mundo actual. Isto levou-me a fazer uma leitura mais cuidadosa das notícias do mundo. Foi por isso que encontrei esta AQUI que se refere, entre outras coisas, ao consumo desenfreado, ou seja ao que podemos chamar consumismo. São muitos os problemas que aparecem, hoje em dia, em resultado desta atitude. A propósito deste tema, escolhi um pequeno vídeo que ilustra esta questão. Também decidi escrever uma pequena reflexão pessoal.


O consumo excessivo destrói o ambiente



Nos dias que correm cada vez mais pessoas escolhem a cidade para viver, deixando as aldeias, onde viveram toda a vida. Estas mudanças trazem muitas consequências, entre elas, o isolamento e o esquecimento de muitas aldeias do nosso país, como também o pouco desenvolvimento da agricultura.
Não há pessoas para cultivarem, e isto, de imediato, afecta a produção alimentar e havendo poucos produtos, os preços disparam no mercado. O que é muito preocupante, principalmente para aquelas famílias que vivem com muito pouco e não conseguem dar os bens essencais aos filhos.
Por outro lado, o consumismo é um grande problema em todo o mundo. A maioria das pessoas são aliciadas nas suas próprias casas atravês dos vários anúncios publicitários que passam na televisão. De facto, existem muito bons cidadãos que andam todos os dias nas compras, e se for preciso compram o mesmo produto várias vezes por semana, se não for mesmo todos os dias, em coisas supérfluas, como, por exemplo, roupas, perfumes, sapatos, malas, etc..., de que não necessitam, por vezes, até já não têm espaço nos roupeiros para guardarem tanta roupa, ou até mesmo nos armários, onde já nao cabem mais sapatos ou malas. Isto não é uma questão de necessidade, mas sim de vaidade.
Infelizmente, há países onde muitas crianças passam fome, não tendo nem sequer água para beber, acabando por morrer devido a essa escassez.
As pessoas que vivem com grandes luxos, quando estão a consumir demasiado, deveriam pensar mais nas crianças e famílias que passam grandes necessidades e ajudá-los mais, contribuíndo com donativos, bens alimentares, roupas, etc. Assim, deste modo, não consumiam demasiado e ajudavam aqueles que mais precisam. Alguma coisa tem que mudar! E depende de todos nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário